Menu
Ler mais
  • -->

    Como conservar bancos de couro

    Quem tem bancos de couro no carro sabe que o aspecto originalmente fosco do material pode adquirir um certo “brilho” com o passar do tempo, como se houvesse uma fina camada de verniz em sua superfície. Em alguns casos, a aparência lustrosa é resultado da utilização de produtos inadequados, que danificam o material e alteram seu aspecto; em outros, é sinal de que já está mais do que na hora de fazer a limpeza e, talvez, também a hidratação do couro.

    É possível optar por uma limpeza profissional,  mas se você é do tipo que gosta de cuidar do seu carro pessoalmente, a boa notícia é que não há dificuldade no processo. É preciso apenas ter cuidado com os produtos escolhidos para esta tarefa. Confira a seguir algumas dicas para fazer a higienização dos bancos de couro do seu veículo sem sustos.

    Remova a sujeira

    Para começar, é preciso retirar toda poeira ou outro tipo de sujeira com um pano macio e seco. Se você tiver um aspirador de pó portátil, fica ainda mais fácil. No couro de cor clara que apresenta sujeira muito visível, o ideal é que essa primeira etapa seja feita com um tecido umedecido (nada de encharcá-lo!) com uma mistura de água e sabão líquido neutro. Em seguida, seque bem com outro pano. Tenha o cuidado de usar tecidos que não soltem pigmento quando úmidos, para não manchar o revestimento.

    Hidrate

    O couro é um produto de origem natural e sofre alterações devido a fatores como tempo de uso, exposição ao sol e variação constante de temperatura. Para protegê-lo do desgaste precoce que tais condições podem provocar, a hidratação periódica é indispensável, e deve ser feita com produtos adequados ao material.

    Uma vez por ano é a frequência suficiente, mas em carros que ficam constantemente expostos ao sol, é recomendável que o procedimento seja feito a cada seis meses. O produto de função hidratante aplicado no banco de couro não pode conter mais de 5% de álcool nem de substâncias como silicone, vaselina, querosene, gasolina ou qualquer outro derivado do petróleo. É de extrema importância certificar-se disso, pois tais substâncias são capazes de penetrar no couro e estragá-lo, e podem ainda atingir a cola utilizada para fixar o revestimento ao banco, fazendo com que ele se solte. Por essa razão, a porcentagem máxima de 5% desses compostos deve ser observada no rótulo do produto que se pretende utilizar. Produtos de boa qualidade agem formando uma película protetora sobre o couro, o que impede a aderência de poeira e protege o material do ressecamento provocado pela exposição ao calor e, consequentemente, das rachaduras que esse ressecamento é capaz de provocar. Na loja da W Couro em Recife você encontra os melhores produtos para a limpeza, hidratação e conservação dos bancos do seu veículo.

    Wcouro - Bancos e Acessórios

    W COURO

    SALVADOR - BA

    Rua Resende Costa, nº645, Jardim Cruzeiro – SALVADOR/BA. CEP:40.420-020

    • Telefone: 71*2101-5900

    RECIFE - PE

    Av. Mascarenhas de Moraes, nº 1776 - Loja 03. Imbiribeira - Recife/PE. CEP 51150-000

    • Cel.: 81 8743-6437 (Oi).
    • Whatsapp da loja : 81 8135-8570 (Vivo)

    Instagram

    Facebook