Menu
Encosto de cabeça

Encosto de cabeça: item de segurança

Quando pensamos em segurança ao dirigir um automóvel, o mais comum é lembrarmos da importância do uso do cinto. No entanto, existem outros acessórios fundamentais quando o assunto é cautela, firmeza e coordenação ao volante, como é o caso do apoio de braço, do qual já falamos aqui no Blog. Se você já é daqueles motoristas que seguem o “ritual” de regular o banco e os retrovisores antes de ligar o veículo, comece a incluir nessa rotina o ajuste da altura do encosto de cabeça, um item que faz toda a diferença. O acessório não é um enfeite, mas um importante aliado na segurança e na prevenção de lesões graves em acidentes de trânsito.

O uso correto do encosto de cabeça é tão importante quanto o do cinto de segurança, uma vez que, em caso de colisão traseira, o veículo é submetido a uma forte e inesperada aceleração para frente, que é transmitida ao corpo do motorista. Se o banco não tiver o encosto, a cabeça fica desprotegida e o movimento brusco do pescoço para frente e para trás, chamado de “efeito chicote”, pode causar sérias lesões na coluna cervical. Tais lesões podem deixar sequelas para o resto da vida e comprometer os movimentos das pernas e dos braços. Em alguns casos, o “efeito chicote” pode até levar à morte.

Para atuar de forma eficaz, o item de segurança não pode estar baixo nem alto demais, a altura deve ser ajustada de forma que a região da cabeça fique efetivamente protegida. Na ausência do encosto de cabeça, situação mais frequente no lugar do meio do banco traseiro, o assento deve ser ocupado por uma pessoa de estatura baixa o suficiente para que o encosto do próprio assento sirva de apoio para a cabeça.

Recentemente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que, assim como já acontece os cintos de segurança de três pontos com retrator, os encostos de cabeça passem a ser itens obrigatórios para todos os assentos de carros de passeio, utilitários, caminhonetes e vans novos – nacionais ou importados – vendidos no Brasil. O prazo para essa medida de segurança ser integralmente implementada é de três anos. Independente dessa obrigatoriedade, quem quer garantir essa proteção para os ocupantes do seu veículo encontra na W Couro encostos de cabeça revestidos em couro e idênticos aos encostos originais do modelo. É segurança e estilo na medida certa.

Wcouro - Bancos e Acessórios

W COURO

SALVADOR - BA

Rua Resende Costa, nº645, Jardim Cruzeiro – SALVADOR/BA. CEP:40.420-020

  • Telefone: 71*2101-5900

RECIFE - PE

Av. Mascarenhas de Moraes, nº 1776 - Loja 03. Imbiribeira - Recife/PE. CEP 51150-000

  • Cel.: 81 8743-6437 (Oi).
  • Whatsapp da loja : 81 8135-8570 (Vivo)

Instagram

Facebook

Twitter